Blog

Educação é destaque quando o assunto é inovação, segundo dados Dazideia

A educação ainda é uma das grandes preocupações do país, seja ela de base ou superior, pois é vista como um ponto principal na melhoria dos problemas sociais que enfrentamos. Não é a toa que existe uma tendência de negócios inovadores nesse mercado. Dados de 2018 dos pitches inscritos nos Dazideia Meetups mostram que 12% são inovações para o segmento. A base da ABStartups  (Associação Brasileira de Startups), que hoje conta com mais de 10.000 empresas, corrobora essa tendência, visto que o segmento com maior número de iniciativas é a educação, que representa 7,55% no Brasil (levantamento feito em 18/02/2019).

Outro ponto importante que merece um olhar especial no levantamento Dazideia é que 74% dos pitchers são homens, sendo que 82% deles têm entre 20 e 39 anos. Ainda há uma predominância masculina em negócios inovadores. O estudo “Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups”, realizado pela Accenture e ABStartups, reforça essa desigualdade ao longo dos anos, pois 74% das empresas tinham maioria homens nas equipes em 2017 e apenas 15,66% das startups atingiram a igualdade de gênero dentro das equipes.

Eis que o destaque acima caminha de mãos dadas com o primeiro, ou seja, uma das maneiras de mudar o cenário da desigualdade é através da educação, promovendo uma mudança cultural desde a base. Escolas e universidades podem apoiar esse processo promovendo ações de consciência sobre igualdade de gênero e a importância das mulheres não só no contexto da inovação, no qual a multidisciplinaridade é essencial, quanto na sociedade como um todo. O ponto positivo é que no mercado de tecnologia já existem diversos movimentos, grupos e comunidades de discussão e disseminação do assunto, mas isso é só o começo.

2018 também foi marcado pelo primeiro evento internacional do Dazideia, que aconteceu na cidade de Nagoya, no Japão. A empresa finalizou o ano presente em 22 cidades e para 2019 pretende expandir sua atuação internacional, fomentando ainda mais ecossistemas de inovação. Desde que começou com os primeiros eventos em Florianópolis/SC, a comunidade, que conecta pessoas e ideias, já promoveu mais de 90 Meetups, contou com 610 negócios inovadores (os chamados pitchers) inscritos, mais de 2700 participantes presentes e está conectada a 31 instituições que buscam impulsionar negócios inovadores, desde aceleradoras, incubadoras, entre outras. Confira os números completos do raio-x 2018 do Dazideia:

 

By | 2019-02-21T14:30:40+00:00 fevereiro 21st, 2019|Blog, Catalyst|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empreendedora, especialista em gestão de processos e pessoas, com certificação em design thinking. Apaixonada por inovação, tem atuação em desenvolvimento de projetos inovadores, marketing, inteligência de mercado e gestão de verticais de negócios de base tecnológica. Hoje é cofundadora do Dazideia, comunidade catalisadora de inovação que conecta pessoas e ideias.
logo

Fique atualizado sobre as
novidades do Dazideia!