Dazideia
Conectando pessoas e ideias!
Menu

Por que líderes inovadores devem entender de gestão de pessoas?

 

Por: Camila Ferreira

O contexto da inovação hoje traz grandes desenvolvimentos tecnológicos, sendo esta uma vantagem competitiva para as empresas. Porém, tem-se esquecido um pouco do grande ativo que está por trás de cada processo dentro das organizações: o capital intelectual. Sem esse, nada tem andamento, nem mesmo as novas tecnologias que surgem diariamente no mercado nacional e mundial.

      A inovação do setor tecnológico é traduzida pelo empreendedorismo e intraempreendedorismo do líder visionário que, além de fomentar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, também inova seus processos e a gestão dentro da empresa.

      Além da necessidade de inovar constantemente, haja vista que as mudanças tecnológicas acontecem de maneira acelerada, para que as empresas consigam ter um futuro próspero, é necessário que os líderes das organizações tenham clareza da importância de alguns aspectos relacionados ao ser humano, que vêm sendo exaustivamente analisados pelos estudiosos em gestão de pessoas.

      Existem aspectos fundamentais na moderna gestão de pessoas que devem ser considerados, quais sejam: as pessoas como seres humanos, como ativadores de recursos organizacionais, como parceiros da organização, como talentos fornecedores de competências, e, por fim, como capital humano da organização.

      Além disso, as pessoas também dependem das organizações para se desenvolver, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, pois grande parte da sua vida elas passam dentro das empresas, e muitos dos objetivos pessoais dos indivíduos somente são passíveis de realização por meio da sua atuação como colaborador em uma organização.

      Por isso, para que a ideal gestão de pessoas seja colocada em prática, é importante que os líderes da organização tenham essa consciência predominantemente, para que o relacionamento entre empresa e colaborador se baseie no ganha-ganha.

      Cabe ainda afirmar que, no tocante à gestão de pessoas, uma das competências que tem merecido destaque no atual mundo corporativo, é a habilidade de trabalhar em equipe, pois auxilia não só a melhorar os relacionamentos e o networking, como também a união e o compartilhamento do conhecimento. Os estudiosos em gestão de pessoas afirmam que a importância do trabalho em equipe foi destacada após a consciência da relevância da própria gestão de pessoas nas organizações.

      O trabalho em equipe deve ser, acima de tudo, visto como uma maneira de aprender com os demais. Além disso, é uma das melhores formas de desenvolver atividades hoje em dia, especialmente quando se trata de geração de inovação, uma vez que o ser humano é um ser social, ou seja, necessita de interação inclusive no ambiente de trabalho.

      Considerando a importância do trabalho em equipe até mesmo para o alcance de resultados em todos os segmentos de negócios, nota-se como a gestão de pessoas pode influenciar o desenvolvimento de atividades dentro das organizações, principalmente quando se trata de uma busca constante por inovação, tanto de produtos e serviços, quanto organizacional.

      Por isso, atualmente os empresários inovadores que realmente querem ser considerados líderes, e servir como inspiração para seus colaboradores, devem compreender a importância do estímulo ao trabalho em equipe e do segmento de gestão de pessoas dentro das empresas, que é hoje considerado de grande valia quando se trata de processos e gestão das organizações inovadoras.

 

Camila Ferreira é co-idealizadora do Dazideia, apaixonada por inovação, busca sempre novos desafios para evolução pessoal e profissional. Hoje, aplica o processo de Design Thinking em projetos na OutNow para apoiar a concepção de ideias e soluções inovadoras, trazendo melhores resultados e minimizando falhas.