Blog

Formas de validar um MVP de projetos usando o WordPress

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, isto é, traduzindo, um Produto Mínimo Viável. Trata-se do resultado de uma prática enxuta de lançamento de produto. Essa prática consiste em, através de um ciclo de desenvolvimento otimizado, lançar um produto ou serviço que seja minimamente funcional.

A etapa de validação de seu MVP, portanto, é crucial para o desenvolvimento de projetos. No entanto, sem que haja uma forma de coletar feedback e colocar suas ideias em prática, o Produto Mínimo Viável não pode cumprir sua função. Por conta disso, mensurar essa validação do MVP exige um planejamento focado e que esteja alinhado ao projeto.

O WordPress, ferramenta com versão gratuita, open-source, versátil e com diversas opções de plugins e temas, torna-se uma boa opção para a validação do Produto Mínimo Viável. No post de hoje, você saberá mais sobre as formas de validar seu MVP de projetos utilizando o WordPress. Confira a seguir!

 

Quais são os benefícios do WordPress para um MVP?

 

Como vimos, o WordPress conta com um suporte amplo e uma grande comunidade ativa. Com isso, seu Produto Mínimo Viável pode se beneficiar de diversas vantagens da plataforma, tais como:

  • Custo zero para utilização do WordPress, o que é importante quando se investe no desenvolvimento de um MVP.
  • As opções padrões disponíveis já são funcionais. Isso permite a validação do MVP de um blog, site de e-commerce e até mesmo de aplicativos mobile.
  • Suporte total para seu MVP caso haja problemas em sua validação.

 

 

Validando um MVP com o WordPress

 

A instalação do WordPress é um processo rápido e simplificado. Com a plataforma ativa, é possível validar seu MVP construindo uma landing page. Ou seja, você irá criar uma página otimizada para poder monitorar conversões e outros dados relevantes para seu projeto. Isso pode ser feito a partir de temas e plugins voltados para landing pages ou diretamente na plataforma.

As ferramentas do WordPress também permitem validação de projetos que vão além de um site institucional. Aplicativos ou sites com funcionalidade de pagamentos, por exemplo, podem ter seus Produtos Mínimos Viáveis testados na plataforma.

Existem diversas formas de manter-se atualizado em relação a dados como opt-ins de endereços de e-mail e à taxa de conversão do MVP. Uma das mais acessíveis é utilizando plugins integrados a serviços de Analytics. Assim, é possível ter uma validação dinâmica dos resultados de seu MVP, obtendo insights para possíveis otimizações.

Para validar um MVP de projetos, é importante que ele esteja em evidência. Para que isso seja alcançado, é preciso definir seu público-alvo. Desse modo, o tráfego gerado poderá ser monitorado da forma ideal para viabilização do projeto. Isso pode ser obtido tanto de modo orgânico, com link building e estabelecendo contatos, quanto com mídia paga.

Com o Produto Mínimo Viável em seu WordPress já recebendo o tráfego e as informações de leads, é o momento de determinar metas. Qual é a taxa de conversão esperada para que seu MVP seja validado? Quais são as otimizações a serem feitas? Tudo isso pode ser descoberto a tempo com os recursos da plataforma do WordPress.

 

Considerações finais

 

Quando se trabalha com investimentos limitados, é preciso que o seu MVP seja viabilizado a um custo baixo. A plataforma do WordPress faz com que a validação e até mesmo o lançamento de seu projeto torne-se possível. E tudo isso mantendo um baixo custo de manutenção.

Utilizar o WordPress permite, ainda, que você crie landing pages, monitore tráfego, banco de dados, taxas de conversão e muito mais. Quando se desenvolve um Produto Mínimo Viável, é preciso que ele tenha uma plataforma flexível para sua validação. As opções oferecidas no WordPress, independentemente da natureza do projeto, podem satisfazer essa necessidade.

Sua ideia necessita de um MVP funcional e viabilizado de forma rápida? Procure uma empresa que desenvolva serviços sob medida para ajudar a validar seu MVP.

By | 2018-07-03T21:18:34+00:00 julho 3rd, 2018|Blog, Parceiro|0 Comentários

Sobre o Autor:

Lucas Adiers Stefanello é CEO na InCuca, CTO na Beenergy e CMO na Beefind. Empreendedor, consultor, jornalista, analista de sistemas e de projetos digitais. Construtor para ambientes digitais de alta performance na internet. Apaixonado por tecnologia e comunicação é empreendedor e desenvolvedor WordPress desde suas primeiras versões em 2005.

Deixar Um Comentário

logo

Fique atualizado sobre as
novidades do Dazideia!