Blog

Entenda as diferenças e porque registrar o domínio do seu novo site

Quem quer investir em um site deve saber da importância que é o registro de domínio. Na prática, o domínio pode ser definido como a identidade que o seu site terá na Internet. Ou seja, quando você cria seu novo portal, o domínio é registrado para apontá-lo ao servidor. Assim, sua página pode ser encontrada e acessada através do navegador.

A importância de um domínio

O ato de registrar um domínio é importante porque, dessa maneira, você adquire todos os direitos que o possibilitam utilizar esse registro por um longo período na Internet, tornando-o exclusivamente seu. Para quem tem um e-commerce, por exemplo, esse passo é essencial.

Além disso, também é possível associar o domínio a outros serviços que podem ajudar o seu negócio online, tais como endereços de e-mail, blogs, entre outros. Até mesmo para a realização de estratégias como a utilização de um e-mail marketing, por exemplo, pois assim você divulga ainda mais o nome e a marca da sua empresa.

Não por acaso, hoje em dia é impossível imaginar qualquer empresa ou qualquer instituição governamental sem um espaço na Internet para manter a interação com os seus respectivos públicos.

Ou seja, com um domínio devidamente registrado, o seu site ganha em profissionalismo e adquire mais credibilidade diante do seu público.

Os principais tipos de domínios

Antes de contratar uma empresa para fazer o serviço de hospedagem do seu site, vale conhecer os tipos mais abrangentes de extensões de domínios. São eles:

.com.br
É a extensão de domínio mais popular no Brasil e, por isso, é também uma das mais procuradas.

.com
Também bastante conhecida pelo grande público consumidor, a extensão “.com” é adequada para compor o domínio de sites de empresas comerciais, lojas e demais serviços em âmbito internacional.

.xyz
Essa opção ainda está ganhando espaço na Internet, bem como é barata e de fácil memorização. Tal tipo de domínio tem tudo para conferir um bom diferencial para o seu negócio.

.net
Essa extensão é mais voltada para os segmentos de negócios referentes aos serviços de tecnologia e informática.

.org
Os domínios “.org” foram pensados para as instituições de cunho governamental ou demais tipos de organizações, tais como instituições de caridade e comunidades.

.info
Essa extensão é bastante utilizada por sites que trabalham com informações, tais como tutoriais, fóruns, e sites de notícias.

Vale salientar que você não precisa possuir ainda um site para efetuar o registro de um domínio.

Registrando seu domínio

Como pudemos ver, o domínio é mais do que um nome para um site. Ele é a maneira como você vai ser encontrado e visto na Internet. Por isso, vale a pena registrar seu domínio com uma empresa que entenda bem do assunto.

Ao buscar essa empresa que preste serviços de registro de domínio e hospedagem de sites, vale verificar se a mesma é autorizada pela ICANN (Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet), instituição internacional que não possui fins lucrativos e tem como intuito organizar e regulamentar as políticas de domínios na Internet. Isso garante também que o serviço seja seguro e tenha credibilidade.

Uma vez que o domínio foi devidamente registrado, é necessário também efetuar de tempos em tempos a renovação desse registro, com isso você o está protegendo de outras pessoas que queiram utilizá-lo.

E então, gostou do artigo? Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com aquele seu amigo que tem várias ideias para um negócio virtual, mas ainda tem muitas dúvidas sobre os tipos de domínios.

By | 2018-03-29T19:16:35+00:00 março 29th, 2018|Blog, Parceiro|0 Comentários

Sobre o Autor:

Este artigo foi produzido pela Hostinger e WebLink, empresas do ramo de hospedagem de sites que pertencem ao grupo Hostinger Global.

Deixar Um Comentário

logo

Fique atualizado sobre as
novidades do Dazideia!