Blog

Como validar seu projeto com o mercado?

Você sabia que as principais metodologias utilizadas pelas startups que estão crescendo exponencialmente preveem a validação da ideia com o mercado e stakeholders? Isso mesmo! E é indispensável que esse processo seja feito antes mesmo de iniciar o desenvolvimento da solução ou serviço que queira levar ao mercado.

O Design Thinking é uma das metodologias que tem auxiliado empresas a desenvolverem soluções que realmente sejam importantes para o mercado, e que tragam impacto para a sociedade. De acordo com Tim Brown, um dos precursores da metodologia, é importante sempre avaliar três aspectos básicos do seu projeto: se é viável (o modelo de negócios é sustentável?), prático (é possível torná-lo funcional em um futuro próximo?) e desejável (realmente faz sentido para as pessoas?).

Pensando no último critério mencionado, a etapa de validação da ideia ajuda a verificar se o projeto realmente tem aderência ao mercado, e se as pessoas enxergam valor na solução proposta. Uma das ferramentas importantes que ajuda nesse processo é o pitch, técnica que visa apresentar de forma objetiva a sua ideia ao mercado, em eventos ou encontros menores. Para saber mais sobre a ferramenta, confira as dicas neste link. Dá pra saber mais também nesse post da Endeavor Brasil sobre como elaborar um Pitch (quase) perfeito.

Com o intuito de auxiliar os interessados em criar sua startup, validando e aperfeiçoando suas ideias através do pitch, surgiu o Dazideia. O encontro foi inspirado em eventos vivenciados pelos idealizadores, Camila Ferreira e Giovanni Santoro, no Valo do Silício, considerado hoje o principal ecossistema de inovação no mundo.

Após cada pitch, os participantes podem tirar dúvidas, dar sugestões e criticar o projeto. E por que isso acontece? Porque é uma das etapas mais importantes, para que o pitcher possa ajustar sua apresentação, obter insights que auxiliarão a melhorar ainda mais sua ideia, ou até mesmo mudá-la completamente.

Além disso, o networking estimulado no encontro facilita a conexão de pessoas e projetos afins, além de fomentar o mercado de startups e inovação em Florianópolis e região. O evento é aberto e destinado a desenvolvedores, empreendedores, investidores, ou mesmo curiosos que tenham interesse em estar conectado com o mercado. Gostou? O Próximo é dia 6 de julho, no Impact Hub Floripa.

By | 2017-10-22T17:11:06+00:00 janeiro 1st, 2017|Blog, Propulsor|0 Comentários

Sobre o Autor:

Apaixonada por inovação, busco sempre novos desafios para evolução pessoal e profissional. Convivo há cerca de 5 anos em ambientes que instigam a constante inovação, com atuação em inteligência de mercado e gestão de verticais de negócios tecnológicos, pude entender um pouco do ecossistema de diversos segmentos. Especialista em gestão de pessoas, adoro trabalhar em equipe colaborativamente. Cofundadora do Dazideia, encontro que conecta pessoas e ideias, oportunizando o compartilhamento de projetos inovadores.

Deixar Um Comentário

logo

This contact form is available only for logged in users.