Blog

5 dicas para aproveitar seu tempo em eventos

 

Do que adianta participar de um evento se não saímos com aprendizados ou novos contatos, não é mesmo? Os eventos, em geral, são feitos para conectar pessoas, inspirar, transmitir conteúdos. Mas será que aproveitamos de verdade o que aprendemos nesses encontros? Você já parou para pensar sobre isso?

Visando o melhor aproveitamento de cada evento, daremos algumas dicas de pontos importantes que você deve se atentar para se beneficiar ao máximo de cada um que participa. Afinal de contas, ninguém aqui quer perder um ativo tão precioso hoje em dia, que é o tempo, certo?

 

Como se preparar para um evento

Muita gente acha que para participar de um evento, basta ir e assinar presença. Mas você já parou para pensar que nele você pode encontrar um parceiro para o seu negócio? E você está preparado para contar sobre seu negócio de maneira que cative a atenção do outro? Pois bem, nossa dica número 1 é: tenha sempre seu elevator pitch (apresentação de 30seg a 1min) na ponta da língua! Esse pitch pode ser o primeiro passo para uma grande parceria ou um novo cliente, e nesse post você encontra mais informações sobre o que falar nesse tipo de apresentação.

É comum acontecer hoje em dia momentos de elevator pitch em eventos para estimular o networking entre os participantes. Portanto, esteja sempre preparado para falar dos principais pontos do seu negócio com agilidade e eficácia na sua comunicação.

Ok, você teve a oportunidade de fazer seu elevator pitch, mas não deu tempo de continuar a conversa com a outra pessoa. Vai aqui nossa dica número 2: leve sempre seus cartões de visita para continuar qualquer conversa depois do evento. A troca de cartões é importante, pois pode gerar muitas oportunidades lá na frente. Às vezes, você conhece uma pessoa interessante que no momento não gera nenhum negócio, mas depois pode ser que vocês tenham alguma afinidade para continuar o contato.

 

 

E a última dica pré-evento é que você busque entender bem o contexto do evento que participará: qual conteúdo? Quais pessoas estarão presentes? Hoje em dia é fácil saber essas informações, geralmente existe o evento no Facebook, em plataformas como o Meetup. Enfim, procurando saber quem estará lá, o momento de networking pode ser ainda mais proveitoso para o que você busca.

 

Aproveite ao máximo o evento

Chegou o dia do evento, como aproveitar ao máximo? Comece chegando cedo! No início do evento é sempre legal já ir conhecendo outras pessoas. Tente conversar com aqueles que você nunca viu. Pode ser a pessoa que está sentada ao seu lado, não tenha medo de iniciar uma conversa. Você pode começar perguntando o que essa pessoa busca no evento, por exemplo. Aproveite para fazer networking.

Falando em networking, essa é a nossa dica de número 4: tente conhecer, no mínimo, 3 pessoas diferentes nos eventos. Lembre-se que o networking é importantíssimo para os negócios, e pode ser a porta de entrada para várias parcerias.

 

O pós-evento

 

 

Mas não basta ir ao evento, conhecer pessoas, escutar novos conteúdos e não fazer nada depois. Por isso, nossa quinta dica é que você saia do evento com uma checklist daquilo que você fará depois do evento. Seja entrar em contato com as pessoas que você conheceu, temos as redes sociais nos ajudando nisso hoje em dia, ou mesmo pensando nos conteúdos que você ouviu e como colocará em prática. Você pode escolher estudar mais sobre o assunto que te interessou, começar a usar uma ferramenta que foi apresentada, mudar seu hábito de alguma forma, e até mesmo fazer alguns ajustes no seu elevator pitch.

Portanto, só participar de um evento sem pensar no impacto que você espera dele na sua vida e seus negócios, ou sem colocar nada em prática, não é considerado um aprendizado de verdade. Vamos aproveitar melhor as oportunidades e o tempo que temos? Lembre-se dessas dicas quando confirmar presença no próximo evento.

By | 2017-12-04T10:15:10+00:00 dezembro 4th, 2017|Blog, Propulsor|0 Comentários

Sobre o Autor:

Empreendedora, especialista em gestão de processos e pessoas, com certificação em design thinking. Apaixonada por inovação, tem atuação em desenvolvimento de projetos inovadores, marketing, inteligência de mercado e gestão de verticais de negócios de base tecnológica. Hoje é cofundadora do Dazideia, comunidade propulsora de inovação que conecta pessoas e ideias pelo Brasil!

Deixar Um Comentário

logo

Fique atualizado sobre as
novidades do Dazideia!